A curitibana A. Ramyata é uma das precursoras da Terapia da Respiração Consciente (Renascimento) no Brasil. Ao longo dos mais de 25 anos de experiência na área, a terapeuta promove integração do ser a partir de técnicas com nascimento, renascimento, consciência e unidade. A. Ramyata acredita que todos os seres humanos podem ser criativos e diz ser gratificante ver as pessoas assumindo as rédeas de suas próprias vidas.

A terapeuta tem formação em psicologia e especialização em Renascimento com Samvara Bodewig. Em 2008, fez Certificação em Terapeuta Renascedora Internacional com Bob Mandel. Coordena, há mais de 20 anos, a Formação de Terapeutas Renascedores no Brasil através do Osho Centro de Renascimento. É também uma das Líderes do Projeto Internacional de Auto Estima no Brasil. Em 2010, esteve na Oneness University (Universidade da Unidade), em Chennai, na Índia, atualizando e reciclando seus conhecimentos e seu processo pessoal.

Uma vez ao ano, Ramyata vem a Fortaleza para realizar seu Workshop e o Treinamento Básico em Renascimento. Confira a entrevista que o Clube do Renascimento realizou com a terapeuta.

2009_eu1

Clube do Renascimento: Como iniciou no caminho do Renascimento?
Ramyata – Após ter me formado em psicologia senti necessidade de explorar outras técnicas além das tradicionais aprendidas na universidade. Em 1986, veio para o Brasil a terapeuta alemã Samvara Bodewig e me apresentou esta técnica pela qual me apaixonei imediatamente. Fiz então o Treinamento e trabalhei como sua assistente durante três anos. Foi o suficiente para eu saber que queria trabalhar com isto a vida toda … e aí já se vão 25 anos.

CR – Quais os principais aprendizados nessa jornada espiritual e como é viver de um trabalho terapêutico?
Ramyata – Acredito que a vida merece ser vivida com totalidade e o mais importante é estar presente – no presente! A Respiração Consciente nos alinha a isto, porque só podemos respirar (viver) Aqui e Agora, nunca respiramos (vivemos) antes nem depois… Aprender e praticar isto fez toda a diferença na minha vida!
É gratificante, porque durante anos trabalhei na área tecnológica, mas a minha essência sentia que precisava se expressar de outras formas. Me formei em psicologia, mas me encontrei mesmo quando conheci a técnica da Respiração Consciente – Renascimento. Sinto que estou fazendo o que vim fazer neste planeta… simples assim.

CR – O que te inspira nesse trabalho com o Renascimento e o que tem percebido ao longo desses anos no trabalho com as pessoas?
Ramyata – Saber e constatar que todas as pessoas que passam por este processo passam a viver com mais verdade, consciência e leveza! É muito triste ver pessoas que passaram 50, 60 anos das suas vidas vivendo uma vida aprisionada nas suas crenças limitantes e condicionamentos. Ao mesmo tempo, é incrível ver jovens de 18, 20 anos de idade já querendo viver uma vida real… fora destes padrões. Este trabalho me dá a oportunidade de testemunhar mudanças reais e significativas e perceber a transformação. É muito gratificante ver as pessoas assumindo as rédeas de suas próprias vidas, independentemente da idade!!!

Folto_Folder_2

CR – Como o corpo pode se beneficiar com a respiração do Renascimento?
Ramyata – É um reaprender a conectar a inalação e exalação, em um ritmo amplo e relaxado, que refresca o corpo e a mente, e distribui generosa e abundantemente a energia vital para todo ele. Este processo limpa o sistema nervoso e o sistema circulatório, nutre as células e os órgãos, equilibra e cura nossa mente, nosso corpo e o nosso espírito, integrando-os. Uma experiência de se abrir para a vida e tudo o que é contrário a isto, quer no nível físico (tensões no corpo, dores), emocional (sentimentos e emoções não expressas) e mental (memórias e lembranças traumáticas), vem à tona para ser dissolvido, expandido, curado.

CR – O Renascimento pode ajudar as pessoas a se alinharem no seu propósito de vida, com os próprios dons? A técnica pode contribuir para melhores relacionamentos?
Ramyata – Depois que você passa pelo Treinamento Básico em Renascimento, fica muito claro o que é seu – essencialmente – e o que foi aprendido, condicionado. Quando, conscientemente, você elimina o que não quer mais só lhe resta fluir naquilo que É e faz sentido.
Descobrir quem você É, sem os condicionamentos e as crenças limitantes que lhe ensinaram, aprender a distinguir o que é seu e o que é do outro e recolher suas projeções e expectativas fazem toda a diferença nos relacionamentos. Aprender a se amar e se aceitar e, consequentemente, amar e aceitar o outro como ele é.

CR – O que podemos fazer para viver com mais amor, consciência, leveza e prazer?
Ramyata – Usar seu tempo e sua energia em coisas que fazem sentido para você e te não ter medo
nem receio de fazer mudanças quando o “sentido” muda…. porque é da natureza do ser humano experimentar.

corajoso (2)

Confira a agenda de A. Ramyata em Fortaleza
Workshop de Renascimento – Reconhecendo e Transformando o Crítico Interno
Palestra aberta ao Público – 19/04/2017 (quarta-feira) às 20h